A Investigação e desenvolvimento (I&D) florestal é um factor crítico de sucesso para a optimização da produção de pasta de papel, em termos de qualidade, de produtividade e de custos de produção.

A Altri, através da Celbi, tem uma experiência acumulada de I&D florestal de mais de 40 anos em Portugal, sendo uma referência incontornável neste domínio.

A actividade de I&D florestal está organizada em três áreas fundamentais:

  1. Melhoramento genético: O programa de Melhoramento Genético teve início em 1965, com a selecção do eucalipto globulus para crescimento, densidade básica e conteúdo em celulose da madeira. Em 1987 o programa de melhoramento genético foi organizado em torno do Projecto D95, que foi continuado pelo Projecto 3D em 1997. Estes projectos focam no melhoramento contínuo do crescimento das plantações, diversidade genética e qualidade da madeira. Actualmente todas as plantações geridas pela Altri Florestal são estabelecidas com plantas melhoradas.
    • O Projecto D95 tinha como objectivo duplicar (D) as toneladas de pasta por hectare e ano produzidas nas plantações estabelecidas a partir de 1995 (“95”);
    • O Projecto 3D começou estruturado sobre o Projecto D95. Os seus três principais objectivos ou “dimensões” (“3D”) incluem:
    • Acréscimo da produtividade das plantações
    • Diversidade genética da população de melhoramento do eucalipto globulus
    • Qualidade da pasta.
  2. Gestão de Povoamentos e nutrição: A Altri tem investido fortemente nesta área, em colaboração com diversas instituições de investigação, no sentido de melhorar a sustentabilidade das plantações de eucalipto. Nesta área cabem projectos sobre técnicas de silvicultura, estudo de pragas e doenças e ajustamento de modelos de produção.
  3. Operações Florestais: Esta área de investigação diz respeito às técnicas e sistemas de silvicultura e exploração florestal, desde o estabelecimento das plantações até à entrega da madeira nas fábricas. O objectivo da I&D nesta área é a redução de custos, a redução dos impactes ambientais das operações florestais, bem como melhorar as condições de segurança.

© 2017 Altri

Entregue pela Investis - link para o site (Abre em uma nova janela)